sábado, 27 de junho de 2009

C@bo Ledo…

Imagem055
Imagem052  Imagem042 Imagem048

Imagem060   Imagem054Imagem046   Imagem041Imagem045   Imagem044 Imagem043

quinta-feira, 25 de junho de 2009

há lá coisa mais importante?

Penso frequentemente  na ligação do passado com o presente… o tempo, e o que teria feito de diferente no passado…
Esta questão merece ser analisada… este tempo longe de casa fez-me reflectir sobre estas coisas; o que teria feito de diferente? (podia ter-me dado para pior)
A ideia é encontrar uma justificação sobre as opções tomadas em face da realidade actual.
Dou por mim a concluir que, de nada me arrependo de ter feito, a sério! nada, rigorosamente nada teria feito de diferente.
O que fiz e o que fui reflecte o que sou e, sobretudo o que hoje tenho… e o que sou é consequência das minhas opções, e o que tenho delas derivou; e portanto concluo que as opções tomadas foram boas; nada daquilo que sou e que tenho hoje era capaz de preterir se me fosse dado a escolher novamente.
Se tivesse escolhido de outra forma nada daquilo que tenho de importante, hoje poderia ter. Qualquer variância, por mais ínfima  que seja, levaria a que tudo fosse diferente.
Isto fez-me pensar… a titulo meramente exemplificativo, há muitos muitos anos atrás julguei ter optado mal; julguei ter escolhido as opções erradas; não estudava e atrasei um ano; tinha interesse por outras coisas mais mundanas, embora salutares e normais para quem tinha apenas 13 ou 14 aninhos. Senti-me mal comigo próprio e do que esperavam de mim; perdi um ano lectivo.
Hoje bem vejo… que afinal nada perdi.
O ‘continuum’ da vida levou-me a conhecer a minha mulher, sem a qual não teria tido os meus filhos. Portanto, se não tivesse atrasado um ano escolar, não a teria conhecido sequer, nem tão-pouco existiam os meus próprios filhos.
Dir-se-à que existiriam outros… talvez seja verdade, mas não se sabe, são puras conjecturas. Na realidade ‘estes’ de quem eu gosto não existiriam… e essa é a minha Verdade.
Por isso concluí, de que vale lamentar uma opção quando foi ela que nos trouxe tudo aquilo que nós gostamos, embora com danos colaterais.
Mesmo assim somos inevitavelmente tentados a pensar no lado negativo das nossas opções… mas na verdade esse lado é o preço que pagamos para termos o que temos e que gostamos. Se me dessem a escolher e voltar a trás e optar de forma diferente, eu optava por fazer as mesmíssimas coisas que me levaram a ter aqueles que eu mais gosto… os meus.
Isto significa que hoje não estaria para aqui a escrever estas coisas, porque a pessoa em que penso, a minha mary, ao escrever esta posta é a pessoa que existiu na minha vida, derivada do ‘continuum’ e das minhas opções.
Neste sentido devo apenas felicitar-me por todos os caminhos que trilhei; constato que todas as decisões conjugadas que tomei ao longo do tempo revelaram-se acertadas, porquanto me fizeram objectivamente ser o que sou e fundamentalmente ter a família que tenho.
Sim, da conjugação das minhas opções, com todas as outras que o cosmos gerou, tenho a minha mary, a minha maggy o meu marocas… há lá coisa mais importante?
Por isso hoje é um dia muito especial, hoje eu posso felicitar-me a mim próprio também :)  por ter feito aquelas escolhas, aquelas opções durante o continuum da vida e que me levam agora, neste momento, a desejar à minha mary as maiores felicidades do mundo… estamos juntos de facto.
Parabéns minha mary… pelo 43º aniversário.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Enfim um dia normal… de trabalho


A cena decorreu na marginal de Luanda… um camião carregado vindo do Porto de Luanda… sacos, muitos sacos brancos empilhados na caixa aberta do veículo… cinco ou seis rapazes sentados a aproveitar a boleia…
… eu e o Karim seguia-mos bem atrás do camião… eu a conduzir e o Karim ao lado a tirar umas fotografias.
‘olha-me esta merda pá…’ eu disse espantado.
Bem lá no fundo da marginal, quase a chegar à rotunda da ilha de luanda, os rapazes iniciam a operação… levantam-se… três deles, ainda com o camião em movimento e em velocidade considerável, saltam para o meio da estrada, os restantes iniciam o saque… pegam nos sacos, um por um, e mandam ‘borda fora’ para a estrada… os outros iam recolhendo e colocando no passeio…
100_5617   100_5618

… quem atrás viesse, como moi même, teria que fazer um serpenteado pelo meio dos sacos… e ter cuidado para não atropelar os rapazes que iam descendo do camião.
Espantoso, curioso… fantástico. Não queria perder nada, os tipos não desistiam de atirar sacos para a rua… and supreme surprise… fizeram-no passando o principal comando da polícia de Luanda… :)
100_5619
O último rapaz era surfista certamente… desceu do camião pela parte de trás… agarrou-se ao para-choques e foi a deslizar com os pés pela estrada fora… e largou-se de repente; aos ‘rebolanços’ ficou sentado no meio da estrada, mesmo à nossa frente. Ninguém parou, eu inclusive… apenas nos desviava-mos da rapaziada e dos sacos.
Enfim um dia normal… de trabalho em Luanda.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

eu reagi como o Robert de Niro…

Et voilá… fui penteado de verdade. Tratamento V.I.P… desta vez raparam tudo. Tudo tudo também não… deixaram-me uma trancinha, o telemóvel (não viram), e tiveram a gentileza de deitar para o chão os meus documentos todos. ‘Obrigados’ eu disse-lhes
E pronto um ano após cá chegar recebi este presentinho… um assalto.
Sexta-feira, fomos jantar fora, dois recém-chegados… era a 1ª vez que saíam em Luanda. A ideia era mostrar-lhes a cidade e dizer-lhe que Luanda não é assim tão violento quanto dizem.
Um deles é Açoriano e outro lisboeta. ‘êm momets queu fô vivu, nên cu ôrdem du padre quiura eu tinssino a mia art’  gosto de ouvir falar açoriano… e depois o tipo é portista convicto, o que só abona em seu próprio favor.
No regresso ao carro, um bando de rapazes acompanhavam-nos; Seguindo a táctica de sempre eu disse a um deles… ‘ épa o teu amigo matola é que ficou a controlar o carro… é a ele que vou dar, tem lá paciência... da próxima és tu’
Entrei no carro juntamente com os recém-chegados… mas mr. ivan reagiu… convencido que o ‘dinamite’ que exibe era suficiente para afasta-los.
E pronto estava a ver a coisa mal, os tipos caíram todos  em cima do Ivan, encostaram-no ao carro com impacto, mas o mr. Ivan, qual Stalone não desarmava… aos berros com eles, empurrões, chapadas e coisas semelhantes.
Eu só ouvia o ivan ‘o meu passaporte e telemóvel não car…’. Logo compreendi que ser roubado duas vezes para o Ivan era perturbador, não pelo dinheiro, mas essencialmente pela carga de trabalhos que lhe deu tirar aqui um salvo conduto que substitui-se o passaporte; e pronto ele estava disposto a defender o documento… se bem que não era isso que eles queriam… ‘foi um risco desnecessário’, eu disse-lhe.
Et voilá… me my self and i, and the other guys, numa tentativa de ir lá separar o barulho saímos do carro… mal saímos  um rapazola mete as mãos aos bolsos…
‘pá tem lá calma… eu tiro e dou-te’ eu reagi como o Robert de Niro, colocando o telemóvel a salvo:


O tipo não quis saber, sem qualquer resistência da minha parte, o tipo meteu as mãos no meu bolso, com alguma gentileza e tirou os meus documentos e o dinheiro que lá tinha.  Recuperei os docs, e o dinheiro também não :) uma nota de 100 eur, plus uns 30 eur em kwanzas. E atirou os docs para o chão… menos mal.
O mesmo aconteceu aos outros… um relógio, um telemóvel, umas notas e pronto.
‘pá diz-me aí as horas’ perguntava eu a quem tinha ficado sem relógio. ‘vê no telemóvel’ dizia outro. Enfim

Eu sabia…

ImageLuanda manteve o primeiro lugar na lista de 2009 das cidades mais caras do mundo, de acordo com o inquérito ao custo de vida, quarta-feira divulgado em Londres pela empresa britânica ECA International.
Um apartamento decente, ou melhor a roçar a decência, com água e electricidade em Luanda pode ser arrendado a partir de 15 mil dólares mensais, uma refeição básica pode custar 100 dólares e queijo europeu, por exemplo, vende-se a 15 dólares a unidade.
Luanda, que já no ano passado teve direito ao primeiro lugar da lista, surge antes de cidades como Tóquio (13.ª posição em 2008), Nagoya (20.ª), Yokohama (15.ª) e Kobe (29.ª), todas no Japão, Copenhaga, Dinamarca (4.ª), Oslo, Noruega (2.ª) e Genebra (6.ª), Zurique (8.ª) e Basileia (9.ª), todas na Suíça.
O inquérito ao custo de vida da ECA International compara um cabaz de 125 produtos de consumo e serviços, habitualmente adquiridos por quadros internacionais em 370 cidades de todo o mundo, nomeadamente carne e peixe, fruta fresca e vegetais, bebidas e tabaco, bens diversos e serviços.
Se Luanda é a cidade mais cara do mundo, a mais barata encontra-se também em África, é Maseru no Lesoto.
O estudo não considerou a ‘gasosa’ Angolana, indispensável para tudo… pois se o tivesse feito a liderança sairia muito reforçada.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

quarta-feira, 10 de junho de 2009

mais vale mula que me carregue…

Eu sei que isto não é politicamente correcto… sei que ninguém concorda comigo… mas na verdade eu acho que o berlusconi é que tem razão…
Vejamos… portugal tem assistido a dois tipos de governantes… os burros e os burros.
A diferença entre eles reside na cor… os primeiros em tons de cinzento, os segundos meios acastanhados.
  
Portanto no actual sistema sai um burro castanho e entra um burro cinzento… e vice-versa… tons equilibrados, sem brilho… pelo menos não comem criancinhas ao pequeno almoço.
Bom, na verdade não são apenas burros a governar o país… também aparecem umas mulas.
 
A questão levanta-se precisamente nas mulas… e aí berlusconi está a ver bem a coisa… a sério!… o aspecto também conta… um tipo desmoraliza em pensar votar no psd… quatro anos é muito tempo.
Repare-se no pp… o nuno melo lá vai cativando uns quantos, tem aspecto moderno, guedelhudo, um despenteado arrumado… e terá sido provavelmente o motivo do pp ter-se aguentado como se aguentou.
Mas na realidade a grande presença, a grande força foi o bloco de esquerda… elas cativam... ana drago e a outra que não sei o nome, fazem esquecer o francisco louça… um tipo deve ser prático, como o berlusconi… burro por burro, mais vale um burro ou uma mula com bom aspecto.

    
                                        deputada não sei o nome                 deputada ana drago
Chamem-lhe marketing ou outra coisa qualquer; não interessa; a embalagem também vende.
Embalagem por embalagem, burros por burros, prefere-se as do bloco… quatro anos é muito tempo…

E depois vejamos, josé socrates é outra embalagem que tem vendido bem e que alguns apreciam... embora com um design já demasiado batido e usado; para não falar de que se trata de uma embalagem completamente vazia... fontes próximas revelaram-me que ele ia mudar o aspecto, para recuperar os votos perdidos… a começar pela fatiota... vai deixar o estilo sofisticado dos fatos armani, e tornar-se mais parecido com o jorge palma… qualquer coisa entre o estilo bloco e o realizador joão botelho… e vai deixar de puxar o cabelo para a frente para começar a ser levado mais a sério.
 

Manuela ferreira leite já reagiu... ontem, se reparam, ela já não levava o colar de pérolas… mesmo assim quatro anos é muito tempo…
A ideia, hoje, é imitar o bloco esquerda… ar meio gonzo, calça ganga e blazer, no tie… digamos um estilo nuno melo… na versão miguel portas com muito cabelo…
 
Jerónimo sousa representa a produção nacional; fato domingueiro azul bebé de preferência ou azul turquesa brilhante, estilo triple marfel, é barato e tem o seu publico alvo que se revê nele… mas quatro anos é demasiado tempo…
Paulo portas ainda não se assumiu plenamente... não sabe para que lado cair, uns dias é boina campina, outras e samarra alentejana, outras ainda na tradição do uniforme real… casaquinho azul com botões dourados e calça cinzento burro…  lencinho peitoral branco passou a ser imprescindível… para quando o nuno melo disser qualquer coisa… ter algo à mão… eu, confesso… comovi-me.
A julgar pelas opções de imagem que já estão visíveis e que se adivinham... avanço um prognostico para as próximas eleições:
ps e bloco esquerda formam aliança pós-resultados eleitorais, manuel alegre é a ponte necessária e ovacionado vai para presidente da assembleia, para não incomodar muito; prometem-lhe apoio para as presidenciais… nesse dia paulo portas empresta-lhe o lencinho peitoral… e desatamos todos a chorar.

Os dois partidos juntos terão maioria... e o bloco assume a pasta do ambiente (ana drago) e da educação (a outra sem nome). Dois ministérios de estrondoso sucesso. Prevejo que a luta dos professores cessa no momento da sua tomada de posse… o tipo da fenprof sairá de todas as reuniões ministeriais satisfeito… e vai passar a usar um leque espanhol in between… quatro anos será muito pouco tempo.
A manuela ferreira leite vai finalmente descansar dos comícios que não fez... o psd vai disputar nova luta pela liderança... pacheco pereira começa a usar cabelo preso… e paulo rangel, esse, inspirado pelas novas colegas italianas que vai conhecer no parlamento europeu… chega à conclusão que tem renovar o partido… iniciar recrutamento de talentos… na agencia model.

Deputadas italianas
Por essas e por outras é que eu digo, na linha berlusconiana e em jeito vicentino… mais vale mula que me carregue do que burro que me derrube.