quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Que me leixeis embarcar…

 

Diabo, o Anjo, Passageiro (moi même)

 

Diabo

À barca, à barca, houlá!aviao tap

que temos gentil maré!

Oh, que caravela esta!

Põe bandeiras, que é festa.

Verga alta! Âncora a pique!

 

Passageiro

Esta barca onde vai ora, que assi está apercebida?

 

Diabo

Pera o inferno, senhor.

Vai ou vem! Embarcai prestes!

Segundo lá escolhestes,

assi cá vos contentai.

 

Passageiro

Não há aqui outro navio?

A estoutra barca me vou.

Hou da barca! Para onde is?

Ah, barqueiros! Não me ouvis?

Respondei-me! Houlá! Hou!...

 

Anjo

Que quereis?

 

Passageiro

Que me digais,

pois parti tão sem aviso,

se a barca do Paraíso

é esta em que navegais.

 

Anjo

Esta é; que demandais?

 

Passageiro

Que me leixeis embarcar…

 

.

Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente… editado e descodificado

.

1 comentário:

Xinha disse...

O Anjo deixa entrar o Bravehart na sua barca da glória... agora sim, a barca há-de seguir com tão nobre e bravo herói!

Aqui, na terra desejada, será ele muito amado...mimado e apanhará (quiçá!) um resfriado.