segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Barbie… africana

‘Uau quem é você?’ eu perguntei
‘sou eu doutô… à dilina.’ ela respondeu
‘ahh pois é, no meio dessa nova cabeleira nem a estava a reconhecer…’ eu disse apreciando os longos caracóis da farta cabeleira intensamente negra que ela agora usava.
‘num gosta doutô?’ ela perguntou desolada.
‘eu? gosto muito Adelina, acho que lhe fica bem… olhe fica igualzinha à… barbie.’ eu disse não encontrando na minha memória referências de modelos africanas.
‘ké?’ ela respondeu
‘ Pois, digamos parece a barbie, aquela boneca – a barbie de africa.’ eu respondi.

Bom parece que o nome pegou… toda a gente na empresa trata a Adelina por barbie… e ela parece gostar;
Na verdade, para ser parecida com a boneca barbie apenas precisa de mudar tudo e deixar a cabeleira.
As raparigas africanas são vaidosas e gastam o dinheiro todo que têm no visual; os salões de beleza proliferam por todo lado… mas o mais caro, e mesmo indispensável para elas, são as cabeleiras ou extensões de cabelo; não há uma mulher africana que não as use.
O curioso é que ás vezes deparo-me com algumas funcionarias da empresa e nem as reconheço; quando elas tiram a cabeleira, ficam com um cabelo normal, estilo natural, sempre muito curto; quando me habituo à fisionomia da pessoa, não tarda a aparecem com cabelos novos e compridos… alguns fazem-me lembrar as perucas da corte do rei luís xiv… outros fazem-me lembrar os cabelos das bonecas.

2 comentários:

Joana, Raul e João disse...

Ola Cacá!!!

Parabéns da tua sobrinhada de braga!

Beijinhos e continuação de um grande dia!!!

Rori disse...

Parecem cordas de montanhismo. Das boas !