quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Sim sim, uma desavergonhada imitação…

Qual Zandinga, acertei nos ‘números’ do euro milhões…
«... o verdadeiro perigo será quando for constatado que dos milhares de milhões euros ou dolares gastos de pouco ou nada serviram... que os problemas serão piores, pois não haverá mais recursos, nem capacidade dos estados em injectar mais capital na economia... os estados não poderão endividar-se mais, nem aguentar deficits maiores do que é suportável... tempos bem piores se avizinham... a continuar esta forma patética de combater a crise... » Crónicas Terra Ardente (dez 2008)

Portanto, o paradoxo é simples… os governos endividam-se para estimular os Mercados… os Mercados desconfiam da capacidade dos governos de pagar.
Os governos são obrigados a cortar na despesa ou aumentar impostos. Qualquer das hipóteses tem o efeito contrário ao estímulo necessário.
Um ano e meio e muito protagonismo depois, por parte de pessoas que não sabiam muito bem o que andavam a fazer, estamos muito perto do colapso.
A grande diferença é que agora são os estados que estão acossados e estes vão tentar safar-se através do poder que têm sobre os seus cidadãos.
Claro que os Estados que estão agora numa pior posição são aqueles que seguiram uma estratégia de imitação sem se darem conta que tinham vulnerabilidades à partida que os outros não tinham.
Sim sim, uma desavergonhada imitação… e acertei também nas ‘duas estrelas’ do jogo…
«e por tantas vezes se repetir uma solução patética, esta acaba por ser defendida por todo o rebanho... que segue instintivamente de olhos fechados o logro desta solução milagrosa... de olhos fechados não vêem que seguem rumo ao precipício... imitam medidas que tem sido tomadas noutros países, como sendo também aplicáveis ao nosso próprio... e fazem-no não porque pensam, mas porque imitam a manada...»Crónicas Terra Ardente(dez 2008)

.

Sem comentários: