segunda-feira, 26 de abril de 2010

Out of África… Zambia (part two)

Tendo presente que a Zâmbia foi uma colónia Inglesa, não é, pois, de estranhar que o turismo tenha a sua origem, essencialmente, em pessoas que falam a língua de Shakespeare… ingleses, americanos, canadianos, sul africanos, um ou outro italiano, um brasiliano… e, dois portugueses, nós.
Tínhamos à disposição um mordomo, vestido a rigor, our own private butler, Jonnathon, que sabia algumas palavras na língua de Camões, sort of; «óbrigadu… di náada»… eram as únicas palavras que sabia… invariavelmente, de manhã, perguntava sempre «how are you feeling today, Sir? do you need something else, Sir?».
Imagem045
Bom, confesso, estive quase para lhe dizer «apetecia-me algo, Jonnathon, algo doce…» mas enfim, o tipo não vê certamente os anúncios da televisão portuguesa e depois coisinhas doces, bem, era suficiente a minha mary.
Na verdade aquele país está bem orientado em termos turísticos… do outro lado da fronteira com o Zimbabwe, passando a ponte metálica, a realeza inglesa, há uns trinta anos, costumava passar férias num hotel magnifico… um hotel mítico; foi lá que esteve alojado uma pessoa brasileira que conhecemos no aeroporto:
«périgoso o Zimbabwe? nã meu irmão, então, eu sou paulista…» ele disse a rir.
A resposta dele não me convenceu… a escala de perigo do brasileiro paulista é certamente diferente da minha; bem, na verdade, a minha escala de perigo também não será a mais adequada, uma vez que trabalho e moro em Luanda, mas a da minha mary…
Anyway, a famosa ponte metálica que separa a Zambia do Zimbabwe é um assombro… é o local do mundo preferido pelos amantes de desportos radicais… body-jumping, canyoning, rafting, asa delta, helicópteros…
Imagem026
Depois de visitar a ponte, decidi que não faria body-jumping… a altura é descomunal e o rio a jusante das quedas é assustadoramente agitado…
Imagem033  Imagem030
Um casal sul africano, de aspecto Inglês, foram connosco no transfer que nos levava a um safari pelo rio acima… eles queriam fazer rafting, mas a organização cancelou temporariamente aquele desporto… a corrente do rio era demasiado forte para o efeito…
Imagem046Imagem048
Nós, eu e a mary, fomos no safari pelo rio… e não podíamos ter feito melhor escolha… vimos crocodilos, hipopótamos, diversas aves… uma aventura que nos marcará para sempre…
HPIM7155 HPIM7172
HPIM7187
HPIM7202
O safari incluía uma paragem numa pequena ilhota… aonde serviram chã e café e biscoitos…
HPIM7226 HPIM7220
Os guias foram fantásticos para nós… por fim voltamos a avistar as cascatas e o hotel…
HPIM7245 HPIM7244
HPIM7227 HR017207


(continua)


.

1 comentário:

BibaRita disse...

Então Tio atiras-te de uma avioneta podre dos tempos de Che Guevara e não te atiras de uma ponte metálica? das imagens que mais gostei foi sem duvida a da majestosa e senhora ponte metálica!

ah e da cara sempre sorridente da tua Mary!