quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Pensamento abstrato

 - pensamento abstracto e concreto -


"O génio lusíada [português] é mais emotivo que intelectual. Afirma e não discute. Quando uma ideia se comove, despreza a dialéctica; e é sendo e não raciocinando que ela prova a sua verdade.


A emoção afoga a inteligência, ultrapassando-a como força criadora. E assim, corresponde à nossa superioridade poética, uma grande inferioridade filosófica." (Teixeira de Pascoaes)

.


A razão para este fenómeno a que Pascoaes se refere é uma excessiva propensão dos portugueses para formas de pensamento concreto, em oposição ao pensamento abstracto mais prevalecente nos países do norte da Europa e da América do Norte (ingleses, alemães, escandinavos, japoneses etc).


O pensamento abstracto ignora (abstrai) as circunstâncias, o superficial e o acessório, para se concentrar naquilo que é permanente e essencial. O pensamento abstracto simplifica a realidade e é sobre aquilo que é permanente e essencial nela que constrói um argumento ou uma tese. O pensamento abstracto é o pensamento da ciência e da filosofia. 


O pensamento concreto, pelo contrário, concentra-se nos factos singulares ou individuais dando uma importância excessiva às circunstâncias e àquilo que é superficial e acessório. Ele mistura o essencial com o acessório e exprime-se contando episódios ou histórias acerca dos factos. Nenhuma tese emerge dele, excepto, às vezes, de forma implícita, como a moral da história. Esta é a forma de pensamento propícia à literatura e à poesia.


O pensamento abstracto é uma característica única do ser humano que o distingue dos animais. E também das crianças que até aos cinco anos não possuem pensamento abstracto.


Na fase do pensamento concreto, as crianças são incapazes de qualificar as informações que recebem dos seus sentidos com qualquer tipo de lógica. Um exemplo clássico disso é o da experiencia com as bolas de plasticina.


O estudo consiste no seguinte. O experimentador pega em duas bolas de plasticina de tamanhos claramente diferentes.


Depois de perguntar qual das duas tem mais quantidade de argila para modelar, o psicólogo esmaga o menor deles, dando-lhe uma forma alongada, e faz à criança a mesma pergunta novamente. 


Visto que a plasticina agora ocupa mais espaço que a outra bola, responde que a maior é a que possui uma forma alongada.


Como se pode ver, a criança é incapaz de entender que, se uma das peças tivesse menos plasticina e nada fosse adicionado, é impossível que ela agora tenha mais do que a outra. Isso acontece porque, nesta fase, o cérebro da criança está em modo de pensamento concreto (que é uma fase deliciosa para os papás e mamás). 


.

Sem comentários: