sexta-feira, 4 de setembro de 2009

le chef de cuisine…

Novamente de regresso a Luanda; desta vez inverteram-se as sensações… um calor abrasador em Portugal e um clima cacimbado em Luanda.
Angola tem apenas duas estações… o verão e o cacimbo. No cacimbo a temperatura mínima é de 23º e a máxima na ordem dos 27º e tem a particularidade de não chover.
Nesta altura os angolanos não vão à praia… têm frio taditos.
Mal cheguei, fiquei de imediato com saudades da comida que faço lá em Portugal; decidi neste ultimo sábado ser o eu o cozinheiro de serviço lá em casa. Estava indeciso entre fazer uma arroz de marisco ou um polvo à lagareiro.
A casa decidiu-se pelo arroz de marisco, o meu arroz de marisco; o pessoal da casa empenhou-se em comprar os ingredientes.
‘bom dia Joaquina… hoje sou eu que cozinho; vou fazer um arroz de marisco…’ eu disse
‘bom dia doutô… o sr. jorge já mi dissi… e comprei essa lagostas, amêijoas, camarão… ahhh e caranguejo’ ela respondeu e continuou ‘ quando era cátraia chamava esse bicho de aranha giganti, hihihi’ ela concluiu

A Joaquina queria aprender a receita… conclui que afinal de contas não ia ser eu o cozinheiro… eu estava ali como… digamos,  le chef de cuisine.
‘ uau, belos bichos Joaquina… agora preciso que me corte duas cebolas um alho, os coentros, umas latas de tomates pelado… antes ponha agua a ferver e deite lá para dentro a bicheza…’ j'ai supervisé… ‘ o refogado sou eu que faço’ j'ai prévenu.
‘cuidado doutô… elas isburrifam…’ ele advertiu
Assisti a um espectáculo meio sórdido, mas enfim é assim mesmo que as coisas são… a Joaquina meteu sete lagostas vivas na agua a ferver… e elas debateram-se uns 20 segundos. Quer dizer, não gosto muito do espectáculo, mas pronto alguém tem matar os bichos… fiquei a pensar nas lagostas congeladas que compramos nos supermercados, mete-las-ão directamente no congelador?
‘ahh quelle merveille la saveur de ce bouillon’ eu pensei provando o caldo da cozedura da bicheza… ‘manque juste un peu de sel et poivre’
Enfim, o melhor mesmo é ver… os ingredientes.
Imagem113  Imagem116
Imagem115  Imagem117
Imagem118 Imagem114
Imagem120
Por completa distracção e vontade de provar o arrozito, esqueci-me de fotografar o produto final… mas estava divinal… ou je n'étais pas un vrai chef de cuisine.
As pessoas gostaram, mas a renata ainda desconfiada perguntou às minhas competentes ajudantes se tinha sido eu realmente a fazer aquele prato, para mal dos pecados do farid, que com este (excelente) exemplo de mestria culinária que moi- même deu, vai ter mesmo que começar a cozinhar também eheheh…
O polvo à lagareiro fica para a próxima…

Fica aqui a receita para quem queira aventurar-se…
Ingredientes:
Umas Lagostas
Uns camarão
Umas conquilha
1 Kg  arroz agulha
azeite a olho
2 cebolas
4 dentes de alho
2 tomate maduro, mas o melhor é mesmo duas latas.
vinho branco a olho, um bocado, tipo um gole e meio.
1 molho coentros cortadinhos
q.b. sal
q.b. piripiri em pó


Modo de fazer:
1. Mergulham-se as conquilhas em água salgada para lhe retirar a areia e deixam-se ficar algumas horas.
2. Leva-se ao lume um recipiente com água e deita-se tudo lá para dentro… coze-se o camarão, podendo aproveitar a mesma água para abrir as conquilhas e ao mesmo tempo as lagostas.
3. Descascam-se os camarões, reservando alguns inteiros, e retiram-se os miolos das conquilhas, passando e guardando a água da cozedura.
4. Entretanto, picam-se os alhos e as cebolas, escaldam-se os tomates e retira-se-lhes as peles e graínhas, cortando-se em pequenos cubos.
5. Leva-se um tacho ao lume com o azeite, deixa-se aquecer, juntam-se os alhos e as cebolas e deixa-se refogar um pouco.
6. Junta-se o tomate, mexe-se bem e refresca-se com vinho branco, deixando reduzir.
7. Junta-se o arroz e completa-se exclusivamente com o caldo da cozedura dos mariscos, junta-se o louro e o raminho de coentros, tempera-se com sal e piripiri e deixa-se cozer.
8. Quando estiver quase cozido juntam-se os mariscos, rectificam-se os temperos e deixa-se acabar de cozer, tendo o cuidado de deixar evaporar algum caldo mas deixando com suficiente depois de pronto.

Nota: A porra toda é acertar com a quantidade de agua… é que ela desaparece e temos que estar sempre preparados com agua quente do caldo para ir repondo.

Bon Appétit

1 comentário:

Anónimo disse...

uma correção--- Angola tem 2 estaçoes : Chuvas e Cacimbo