Avistamos a cidade de Lobito… finalmente.
O Lobito é uma espécie de língua de terra semelhante à denominada ilha de Luanda, no entanto é muito maior do que esta, quer em comprimento, quer em largura.
Basicamente a cidade tem três avenidas… uma central e duas junto a cada lado da costa.
A presença lusa é bem patente nesta cidade, de um lado e outro das avenidas podemos verificar que as casas são de boa qualidade e arquitectura; genericamente estão em bom estado de conservação. Os edifícios públicos são todos do tempo colonial e de elevada qualidade.
O ambiente geral é bom, respira-se bem melhor do que em Luanda… ali, há limpeza nas ruas, organização, conservação… há jardins bem tratados.
Mal chegamos dirigimo-nos lá para o fundo da língua… circundamos a rotunda que exibe o barco ‘Zaire’…
A parte final do Lobito é uma zona balnear, aonde temos mar e praias de uma lado e do outro da língua… mal chegamos deslocamo-nos apressada e acaloradamente para a praia de cima, mas em virtude da ocorrência das Calemas, o vigilante, sim ali há vigilantes, aconselhou a usarmos a praia da parte de baixo, esta bem protegida da correnteza.
As Calemas são ondas mais intensas que por esta altura assolam a costa Angolana…
Et voilá… o mar é lindo e o ambiente civilizado (finalmente)… mergulhamos, nadamos e descansamos da longa viagem…
Banhos, sol, praia… enfim, só faltou mesmo a minha mary, o meu marocas e a minha maggy… do Lobito eles iam certamente gostar.
Anyway, almoçamos no Lobito num dos vários restaurantes a beira-mar que por ali havia…
O Lobito foi certamente um local maravilhoso no tempo colonial, a vida devia ser mesmo muito boa… sente-se um bom clima em todo o ambiente… mas ainda o é, embora sejamos constantemente lembrados que estamos em África… o acesso a esta cidade, é constituído por kilos, paletes, contentores de musseques que desanimam, logo à entrada, os visitantes que não tenham em boa nota que estão neste continente… é digamos uma espécie de tortura inicial seguido de um SPA…
(continua)
3 comentários:
Lobito foi a cidade que mais gostei de Angola. Fiquei no Hotel Terminus...gente fina é outra coisa ! VocÊs já andas a conhecer umas coisas rapaziada! Um abraço!
Aí dá para se viver? E há empresas? De que vivem os habitantes? Uhm...! Parece-me tentador...mesmo estando em Angola,etc ...mas esta cidade parece-me belíssima!
Se houvesse trabalho para mim nessa cidade... era capaz de me pôr a caminho para terras de africanas.
Isabel
Enviar um comentário