Et voilá, aproveitamos o feriado do dia internacional da mulher para conhecer outras províncias de Angola.
Desta vez saímos bem cedo, pelas 5 a.m. de sábado rumo a sul… a ideia era passar o fim-de-semana prolongado em Benguela e conhecer o Lobito.
A familia Corleone chegou cedo… Don Vito e Signora A.Corleone e la Figlia, la ragazza J. Corleone… traziam com eles o Tino, angolano da província do Huíge, desenhador de profissão.
Éramos sete ao todo, contando com Littlejohn e o Padre Quiûra et moi même.
A primeira paragem para abastecer foi em Porto Amboim… bom, na verdade queria conhecer com maior profundidade aquela pequena cidade, e aproveitei o facto de haver uma fila monumental no posto de abastecimento, para, a pé, conhecer Porto Amboim ‘por dentro’… afinal de contas os meus tios e primos já lá tinham morado há uns bons anos…
A cidade não é de facto o que dizem que já foi… está degradada, não obstante pode-se encontrar vestígios do tempo colonial português em todo lado…
Entrei por uma escola adentro, estava aberta… e visitei as salas de aulas e o recreio…
… as mesas são novíssima.
Mais à frente, a Igreja; gostei especialmente do ambiente ao lado da Igreja… uns miúdos e umas senhoras na catequese ao ar livre…
As ruas desta cidade estão ‘em recuperação’… pode-se ver uma ou outra casa reconstruída, algumas fazem-me recuar no tempo e imaginar…
(continua)
2 comentários:
O edifício amarelo parece ter sido o famoso Colégio Pedro Nunes que era dos nossos tios. Se assim for, tiraste a foto mesmo do passeio da casa onde moravam... E o outro edifício, seria o Cinema?
Gostei!!!
A família Corleone adorou!!!!
Enviar um comentário