domingo, 16 de maio de 2010

Coisas sem qualquer interesse IV… a medida justa…

«…Gosto muito dos teus sápato» disse-me um angolano na marginal que vendia gravatas.
Não fora o facto de me ter repetido aquela frase todos os dias da semana e eu não teria certamente ligado… enfim, a verdade é que, enquanto caminho pela marginal de Luanda, os angolanos olham muito para os meus pés… os engraxadores, frequentemente apreciam o modelo e perguntam quanto custam e tal…
Na verdade, confesso, não sei se isso é uma coisa boa…
«Então pá, gostas? porquê?» eu perguntei ao quarto dia ao vendedor de gravatas.
«Gosto muiiito grandji chéfi, são bonito e grandji…» ele respondeu.
Lá está, ter pata grande é motivo de admiração…
«Pois, sabes meu irmão, o tamanho dos pés são proporcionais ao tamanho da, do… sabes?» eu disse a buscar na memória o termo, o calão mais apropriado…
«num pércébo» ele disse
Bom, depois de trocar a ideia em miúdos, o rapaz riu-se como um desalmado e foi contar a todos os vendedores por ali presentes…
«ah é? então vó comprar um grandji assim comós téus…» ele disse, a interiorizar a ideia.
«épa, tens de comprar a medida justa… não vale enganar, senão a ponta do sapato arrebita e és desmacarado…» eu disse e continuei «deixa cá ver, calças aí uns 39 talvez, não? pois, não serás a referência máxima do africano… mas não está mal pá» finalizei.
Ando a pensar em trocar os meus sapatos por, sei lá, umas cinco gravatas que o rapaz vende… a cotação está boa e faria certamente o tipo feliz… mais a mais, depois da fama que certamente foi transmitida pela marginal afora, ainda que verdadeira, não quero ser (re)conhecido como ‘big foot’ da marginal…

.

1 comentário:

Anónimo disse...

Realmente conheço alguns que andam com a ponta do sapato a arrebitar...agora entendo...lol!