Angola deverá produzir sete milhões de quilates de diamantes em 2009, inferior aos 8,9 milhões do ano passado. As receitas da produção industrial e artesanal foram avaliadas em 1.209 milhões em 2006.
Pois é parece que foi descoberto um diamante que irá figurar no TOP 20 dos maiores diamantes de sempre na África do Sul.
O diamante de 507 quilates foi descoberto na mina de Cullinan, a mesma onde se formou o maior diamante jamais descoberto, com 3.106 quilates em bruto, e que deu origem ao 'Cullinan I' ou 'Grande Estrela de África'.
Na verdade, a maior gema, o Cullinan I ou Grande Estrela da África, foi o maior diamante lapidado do mundo até 1985 quando foi descoberto o diamante Jubileu Dourado também na mina Prime. O Cullinan I foi montado num ceptro e a segunda maior gema, Cullinan II ou Pequena Estrela da África, com 317.4 quilates, terceiro maior diamante lapidado do mundo, foi colocado na coroa imperial.
Ambas as gemas estão expostas na Torre de Londres e fazem parte das jóias da coroa britânica… lembro-me bem de os ver aquando da visita que eu e a minha mary fizemos a Londres, há uns anitos.
Mas pronto… fico fascinado em ouvir falar de quilates de diamantes e do ouro, e espanto-me com a quantidade de quilates que aqueles achados têm, mas na realidade não faço a mínima ideia sobre o que representa o quilate… ou melhor não fazia até ter vindo para as terras ardentes e começar a investigar o assunto… não fosse aparecer para aí qualquer coisa… enfim.
Então, um quilate é uma unidade de peso para diamantes e outras pedras preciosas. Um quilate é igual a 200 miligramas, o que equivale a dizer que 1 grama = 5 quilates, ou que portanto 1 kg são 5.000 quilates.
Quando se refere ao ouro, o quilate é uma unidade de pureza. Ouro 24 quilates é ouro puro. Geralmente, o ouro é misturado com metais como o cobre ou prata para fazer jóias, porque o ouro puro é muito mole. Cada quilate indica 1/24 do todo. Se uma jóia é feita de metal que tem 18 partes de ouro e 6 partes de cobre ela é de ouro 18 quilates.
Ou seja um anel de ouro de 20 quilates significa que aquele tem 83,3% de ouro puro (20/24).
De onde veio essa unidade de pureza tão engraçada? é… veio de uma moeda de ouro alemã chamada marco e que era comum há cerca de mil anos. Ela pesava 24 quilates (4,8 gramas). A pureza do ouro na moeda foi expressa com o número de quilates de ouro presente nessa moeda de 24 quilates.
Na verdade, aquela gente que anda para aí nos ginásios, a suar, a correr como desalmados, na realidade estão a desvalorizar… a perder quilates.
Diamantes são apenas carbono em seu estado mais concentrado.
É isso mesmo, carbono, o elemento que está presente em 18% do peso de nosso corpo. Os diamantes são a forma cristalizada do carbono, criados sob extremo calor e pressão.
Agora, os diamantes podem ter muitos quilates e tal… mas então, e a qualidade?
Pois, é que da mesma forma que perdemos quilates no ginásio, na verdade estamos a melhorar a qualidade do corpo.
Com os diamantes passa-se a mesma coisa… o corte, claridade, quilate e cor – formam um todo que valoriza ou não o diamante.
Cheguei pois à conclusão, que eu próprio, ou melhor este corpinho que me anima… tem uns 350.000 quilates… nada mau.
.
2 comentários:
O que se aprende contigo!!!
Thau!!Vou fazer as contas aos meus quilates... E os neurónios, também contam?
Bom acho que não contam... mas repara, se a rapariga da foto (Paris Hilton) é tida como tendo elevado quilate, os neurónios não podem contar, definitivamente. :)
Enviar um comentário