sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

angola… e a crise global

 

Bom… comecei a ouvir falar no termo ‘crise’ em Angola. Os principais orgãos de comunicação dão conta disso mesmo… o discurso dos agentes políticos já reflecte essa preocupação… alguns investimentos estão agora a ser reconsiderados.

Imagem044

26º andar hotel presidente (depois do elevador avariar descemos a pé.)

O petróleo, no qual Angola assenta a sua economia, tem vindo a sofrer uma desvalorização considerável… há um ano o preço do crude andava pela casa dos 140 usd por barril, hoje está a cotar na casa dos 34 usd o barril… ou seja 4 vezes menos. O min. das finanças angolano garantiu que não iria desvalorizar a moeda kwanza… depois do receio generalizado que tal acontecesse, com levantamentos avultados de depósitos em moeda local. Tenho dito que esta gente que governa o país, recentemente empossados, tem uma visão das coisas mais ocidentalizada… e não caem na tentação de desvirtuar o mercado artificialmente… o que dá esperança de que as coisas estão no rumo certo.

O orçamento de estado angolano foi elaborado inicialmente com base numa cotação de 65usd por barril… mais tarde rectificou-se aquele valor para os 55usd por barril… hoje está muito abaixo do previsto.

Além disso, as diamantíferas estão a despedir pessoal… abrandaram a extracção de diamantes… e os que são produzidos destinam-se a stockagem. A procura a esta pedra preciosa diminuiu drasticamente, e o preço, consequentemente, também.

image

Sendo este dois produtos, os dois pilares de receita de Angola, não seria de esperar outra coisa… os projectos do país serão necessariamente revistos… de acordo com as receitas actuais.

Esta crise global… veio ajudar os governantes deste país a acelerarem os projectos de diversificação económica… a ideia é dar prioridade a investimentos… essencialmente recuperar velhos negócios… café, algodão, agricultura, produção carne… há males que vêem por bem… e deixar de depender exclusivamente da importação de produtos.

image

Com efeito as pautas aduaneiras vão reflectir mais essa preocupação… todos os produtos importados que concorrem ou venham a concorrer com a produção nacional angolana serão sujeitos a pesadíssimos impostos aduaneiros…

Sem comentários: