quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

… mal por mal…

Bom… de regresso a Luanda… depois de umas ‘pequenas’ férias por terras frias… nada melhor do que vestir uns calções… e estender este corpinho ao sol… um choque térmico era uma possibilidade… depois do frio que passei em Portugal… mal saí do aeroporto senti um bafo de ar tórrido, caracteristico dos trópicos… ás 10h já estava na praia… a temperatura atingia os 35º… e aproveitei para descansar da viagem de avião… e repôr o bronze.
A temperatura da água do mar está fantástica… e a cuca gelada… pedi outra… hummm.
O melhor que isto tem… é… deixar de ouvir falar, todo o santo dia, no caso freeport, no socrates, no procurador, no BPN, no BPP… confesso que já não tenho pachorra para aturar tanta ‘inergumice’… pois é…
… confesso, porém, que estive esperançado, que os ingleses pedissem a extradição do nosso primeiro-ministro… por troca com… vale e azevedo… mal por mal…
E pronto… acabo pois por achar, que Portugal não tem um problema… Portugal é um problema.
As funções de soberania que ainda lhe cabem - e que não foram avocadas por Bruxelas - desempenha-as mal… a segurança…. é cada vez mais insuficiente e insatisfatória, a educação, a saúde, a justiça não satisfazem ninguém…
… os portugueses não confiam no governo (em nenhum governo), no parlamento, nas autarquias, nos tribunais, na procuradoria, no Banco de Portugal, etc.
O problema já não é das pessoas que as ocupam… elas têm rodado neste sistema oligárquico-partidário-mete-nojo, frequentemente com o voto popular… mas a desconfiança permanece…
… o ideial mesmo… seria votar em branco… se o voto em branco elegesse alguém… ninguém seria eleito… mal por mal… ‘ninguém’, era bem capaz de fazer melhor do que alguém eleito…
Portugal vive, há pelo menos dez anos, traumatizado consigo mesmo. Inexplicavelmente, o “país dos brandos costumes” transformou-se num país de justiceiros e corruptos… as injecções de adrenalina são permanentes e já ninguém consegue viver sem “casos”.
Nesse período de tempo foram, que me recorde, o “Caso Vale e Azevedo”, o “Caso Caldeira”, o “Caso Moderna”, o “Caso Independente”, o “Caso Isaltino”, o “Caso da Câmara de Lisboa”, o “Caso Apito Dourado”, o “Caso Casa Pia”, o “Caso BCP”, o “Caso BPN”, o “Caso BPP, o “Caso Gondomar”, o “Caso Fátima Felgueiras”, o “Caso Portucalle”, o “Caso Furacão”, o caso “Casino Lisboa”, “o caso Bragaparques”, o “Caso Freeport”, só para referir os mais conhecidos.
Todos eles durante anos na justiça e nos media, e muitos deles ainda por terminar… Portugal é, de facto, um caso curioso…
Anyway… Luanda parece-me bem… a miudagem da marginal já tinha saudades minhas… um deles abraçou-se efusivamente a mim… pensavam que já não vinha… o outro rapou o cabelo e deixou uma crista loira… vinha com o pano das lavagens no ombro “tás com melhor aspecto pá… os olhos já não estão vermelhos… humm isso é bom sinal… e a crista… ouve, fica-te a matar” eu disse.   

3 comentários:

ameixa seca disse...

Imagina que já não basta levar com um governo desgovernado e ainda estamos a ser fustigados pelo mau tempo. Hoje aqui no meu Norte: muita chuva (torrencial), granizo (capaz de matar uma vaca no campo) e trovoada! Ninguém merece um país assim... será boa hora para fugir para Angola?
;)

Anónimo disse...

Oi!!!Apareceste!!!! quer dizer desapareceste...Cá estás novamente em plena forma!Por cá é a depressão total, com diz ameixa seca,é só desgoverno e temporal.Quanto ao voto branco, ninguém o lê porque não nos mobilizamos a tal ponto! A minha posição é mais no sentido de votar num qualquer partido que não tenha ambições governativas e quebrar estas enfadonhas maiorias dos dois grandes.
Beijão mano lindo!( Ai que bem me faria um solão e mar quentinho!)

BibaRita disse...

já que tem que ser, e sem fuga neste caso, mais vale aproveitar o que tem de bom a Terra Ardente, para depois cá deliciares a gente com as tuas historias!