sexta-feira, 22 de agosto de 2008

'se faltam grelos no mercado… há bons nabos no hemiciclo...'

Sinto-me a gravitar… do camarote ‘vejo claramente visto’ tudo o que se passa em Portugal; estando longe, temos uma visão acerca das coisas mais pragmática, apartidária, menos emotiva… enfim temos que uma visão mais abrangente, global… uma visão cósmica.
Tontas ou não, vistos daqui, os políticos assemelham-se a baratas… não sabem o que querem, muito menos para onde vão; e isso preocupa-me… preocupa-me estar um país dependente de pessoas cuja única e exclusiva preocupação é a manutenção no poder, no mather what. A partidaríte tomou conta da consciência dos nossos políticos… de todos… da esquerda á direita.
Disciplina partidária… é uma obrigação tê-la, para todo e qualquer deputado que quer manter o seu posto de trabalho; e portanto mesmo sendo eleitos, cada um deles, pelo povo, e tendo eles o dever constitucional do voto individual, não o fazem… antes recebem ordens dos seus dirigentes.
Chegou-se ao ponto de os próprios dirigentes dos partidos procederem a chantagens sucessivas para obter o voto de disciplina dos ‘seus’ parlamentares.
Imagino a cena… “ópá, então é assim, amanhã vai a votação no plenário uma lei qualquer sobre uma merda qualquer… e portanto nós discordamos veemente… isso tá seguro… ou é necessário fazer uma oferta a algum… daquelas… que não se pode recusar… é que isto dê por onde der tem que ter o nosso voto contra…” diz o dirigente macaco.
“èpá, ó dr… épá não se preocupe… há ali um que poderia dar alguns problemas… mas o gajo deve-me favores… a filha formou-se e arranjei-lhe… tá a ver… épá um lugar no ministério do chimpanzé… portanto está controlado…” diz o líder pavão. Continuou “ agora… o problema é com os gajos da madeira… sabe como é pá… o berto… não sei… pode já ter dado instruções aos gajos…”.
A luta dos garnizés da politica roça, hoje em dia, a mais pura indecência.
Razão razão, tem o nosso fausto quando canta… “se faltam grelos no mercado… há bons nabos no hemiciclo”.
O tortas e o louças passam a noite toda a pensar na frase mais bombástica para dizer no dia seguinte… se lhes saí uma boa, daquelas que até rimam… mudam a agenda politica e a rima passa a prioridade.
A nelinha, essa, desde que comecei a gravitar, ainda não a vi… em lado nenhum… mas pelo estilo, aquilo não vai lá das pernas… falta-lhe qualquer coisa no meio.
E depois o nosso middle age man, com tendências para o show of, qual manequim na passerelle… dalí só consigo enxergar perplexidade.
As primeiras visitas de estado que efectuou são esclarecedoras... 'terras ardentes', china, venezuela... podia dar-se com lideres democraticamente eleitos também... mas não, são tendências... aposto que o próximo é o irão.
Rio-me quando ele fala… não é fácil uma pessoa, olhar nos olhos de outra, dizer que a ama, e pensar noutra… mérito a quem o tem.
“portugueses… eu amo-vos… mas desde catraio que me dizem que quanto mais te bato mais gosto de mim… por isso tomei a decisão… em nome do amor que vos tenho… mas também porque sou um bocado traquinas… de vos fazer sofrer… digamos… mais do que todos os outros países europeus… olhem que ainda não cheguei ao nível de sofrimento duma venezuela...” diz o nosso one show man.
“contudo esse sofrimento, deverá ser partilhado pela família… por isso e para garantir isso… tomai lá desemprego para todos, retire-se subsídios… penhore-se tudo do desempregado… aumente-se os impostos até á medula… abata-se a frota pesqueira… mande-se a agricultores protestar para Bruxelas… os professores que se amanhem lá com os titulares ou caral… e aumentos para esses grandes f… nem pensar… os gajos hão-de apreender que quem se mete comigo… leva.”… ah e parece-me que isto de ter filhos perto de casa não se admite… muito menos ter assistência urgente durante a noite… isto não é a republica das bananas… agora se os miúdos quiserem fazer uns jogos de computador… épá eu dou-lhes a massa para os gajos comprarem o ‘resident evil 4’ ou aquele que eu gosto tanto… o… ‘ceasar 5’’. Porreiro pá !!!
Assisto do camarote e gravito, vejo um país, onde todos dias existe um crime violento, com raptos, tiroteios, gangs… enfim.
O sr. eng. transformou o povo português em zombies, tal e qual o jogo 'resident evil 4' de que ele gosta tanto... e todo o zombie tem que ser abatido... se não vai á bala... á fome também dá.
Mas não haverá alguém em portugal com a vacina para o ´T-Virus'... porra.
O meu motorista agora pergunta-me “doutô Portugal é um país muito violento não é?” pois… a julgar pelas notícias...
O desânimo nas pessoas é geral… é impossível sobreviver na pátria lusa para a classe média baixa… completamente impossível, muito difícil para a classe media… algo difícil para a média alta. Dos outros não se fala… uns são tão pobres… que roça a indignidade humana… outros são tão ricos que a crise é um ciclo temporário de apenas menor rendibilidade dos seus activos.
Em portugal quem ganhou dinheiro no passado, ganhou... quem não ganhou, que tivesse ganho...
Mas temos sempre uma solução em democracia... ensaiar a lucidez... votar em branco...

1 comentário:

Anónimo disse...

Enquanto crescia tinha um bocado a impressão de que os emigrantes eram uns parolos, que chegavam à terra de bolsos cheios, complexados por não morarem no grande Portugal.

No pouco tempo de intervalo na Tuga sente-se bem as dificuldades e a desmotivação que falas, essa corrente de que a vida está péssima para todos. Nós, lá está, de bolsos cheios nesses 15 dias - porque aqui nem sequer temos como gastar o kumbo - passaremos ao lado disso tornando-se fácil compreender que o que era já não o é e, ao mesmo tempo, que mesmo assim ainda são uns afortunados (compararemos sempre com o que vemos aqui).

Quando estou em Braga é impossível não me sentir triste com o que se está a passar no país. Passei a defender quem sai para procurar melhor solução e, no fundo, eu próprio acho que devia ter-me tornado o desprezível emigrante desde há mais do que estes 2 anos... sinto-me desactualizado quando chego, pareço ter mais dinheiro que quase toda a gente, conto histórias do arco-da-velha sobre um país de 3º mundo que passei a adorar.

Cuidado caro companheiro, que não te aconteça como a mim, que já não me sinto como um peixe fora de água. O ver Angola como um país mais feliz do que PT é o primeiro sinal.
:)

O convite será feito havendo um motivo irrecusável.