segunda-feira, 14 de julho de 2008

Operação Ninja ...

Domingo de manhã.

Resolvemos rumar a Luanda sul para conhecer a zona de Talatona e o novo shopping. Tomei as rédeas, e fui eu a conduzir com Ivan ao lado; tivéramos um cavalo e seria mais fácil de lá chegar.

Nenhum de nós sabia ao certo o caminho correcto. Voltamos a passar pela zona de Benfica, mas á medida que descíamos pela costa rumo a sul, a coisa ia melhorando em quantidade e qualidade, musseques e mais musseques, milhares deles, dezenas de milhar, talvez centenas de milhar.

Passamos pelos famosos "ninjas"; atiram a matar e depois desaparecem; são forças especiais treinadas pelos serviços secretos israelitas; combatem o crime de uma forma implacável; agem rápida e fatalmente sobre quem suspeitam; como um filme americano chegam de helicóptero ou outro meio igualmente rápido descem as cordas, abatem o que pretendem e desaparecem; são a grande dor de cabeça do povo angolano; é que já não se pode estar sossegado a praticar o santo oficio.

Desta vez estavam em motos potentes a falar com um desgraçado qualquer; vestidos de preto, tipo equipa swat; bonito de ver; fiz o gesto de tirar a máquina fotográfica…

“não pares … e se te mandarem parar estanca logo o carro e põe os quatro piscas… é que os gajos atiram logo … ”, disse o Ivan; confesso que passei o lápis azul da censura sobre o diálogo do Ivan; a julgar pelos impropérios proferidos, conheci quem poderia ser um verdadeiro homem do norte; épá sim senhor.

Outra coisa que aprendi é que, se eventualmente, atropelarmos um angolano, o melhor é não se parar e deslocarmo-nos directamente á polícia, entregarmo-nos; suou-me mal, devo dizer.

“então e não prestamos auxilio ao gajo … ?” eu perguntei ;

“não, nem pensar … juntavam-se logo uns vinte ou trinta… e de repente … sabe-se lá … podem … o melhor é entregares-te logo na esquadra … se for á sexta ou sábado, o melhor é ir só na próxima segunda-feira … não vão os gajos oferecerem-te estadia para o fim de semana” retrucou o Ivan com um riso sarcástico.

“ah … pois, compreendo, seria uma experiência incrívelmente negra” pensei.

Comecei mentalmente a rever todas as regras de boa convivência e sobrevivência em Luanda; autênticos tratados mentais; estou a pensar em escrever um livro para estrangeiros em Luanda “How to survive in Luanda in 1000 lessons”; seria concerteza um best-seller, talvez um bom negócio, quem sabe?

“tens a certeza que é por aqui? Perguntei desconfiado. “yá é por aqui pá”, disse o Ivan convicto.

Como está bom de ver não era; a ‘certeza’ daquele caminho valeu-nos uma viagem interessante com algumas vistas magníficas;

passamos pelo complexo de golf de Luanda; curiosamente não tem relva; será nova modalidade? Fiquei confuso, afinal de contas como se chamará o ‘green’, nesta nova modalidade?

Por fim lá encontramos o ‘Belas-Shopping’. Não queria acreditar, os acessos têm relva, estradas direitinhas, passeios, vivendas normais, prédios bons em construção; mais civilizado.





Por qualquer lado por onde se vá, existem empresas portuguesas de construção; soares da costa, mota-engil, teixeira duarte e de quando em vez a força bracarense com os casais e os eusébios.

Anyway, tinha saudades de comer um hambúrguer, e fui direitinho comer um mc bob. O shopping é semelhante, em termos de área, ao nosso bragaparques, tem oito salas de cinema (o indiana jones ainda não estreou), lojas assim tipo … jeitosas, um hipermercado bem apetrechado. Lá encontra-se tudo, até jornais portugueses, revistas portuguesas, embora com 15 dias de atraso; estive tentado a comprar a ‘maria’, confesso.

Esta zona de Luanda até seria uma boa alternativa para morar, não fora o facto de, para se ir trabalhar para Luanda centro, se demorar mais de duas horas no trânsito. As pessoas que lá moram levantam-se às 4.30 da manhã.

“Assim não, prefiro o meu cãozinho com pulgas”, pensei.

2 comentários:

BibaRita disse...

tem q haver construcao e em peso para a quantidade de inginheiros q mensalmente rumam a Luanda!!!

Anónimo disse...

Esta parece ser uma zona bonita e tratada!Gostei!E tu gostaste do teu "happy meal"? beijinhos da mana