sexta-feira, 13 de novembro de 2009

idade, idoneidade e honestidade… toma lá.

Nove da manhã… o dia adivinhava-se quente; dirigia-mo-nos para sul… o rendez-vous era no cais  de embarque, aonde estava o Rori já à espera no seu jimmy. A ideia era passarmos o dia na ilha de Mussulo e comer uma mariscada…
Imagem180
A uns 500 metros do cais… Operação Stop…
«nã pá, os gajos desta vez não me vão mandar parar, sinto-me com a estrelinha da sorte...» eu afirmei confiante, dirigindo-me ao cláudio e ao joão.
«bom dia, seus dócumentus…» solicitou sua reverência, o sr. policia com uns 23 anitos.
Escrupulosamente analisados os papeis, chegou-se à conclusão que faltava o titulo de propriedade ou estava caducado.
«sinhô, vamos tê qui apreender à viátura… tem alguém para os virem ápanhá?» informou e perguntou sua reverência e continuou «à multa é dji vinte mil kwanza… si pagá agóra» ele disse.
«ei tanto dinheiro… não tenho esse dinheiro sr. agente; mas sim tenho alguém para nos vir buscar… o motorista da empresa» eu disse e continuei «aliás ele é que vai ter que pagar esta multa, uma vez que foi ele que se esqueceu de colocar os documentos na viatura…» eu cantei.
e continuei «agora, deixe cá ver, só tenho mesmo dois mil kwanzas… acha que podemos resolver a multa assim, sabe não tenho mais»
«ricardo, eu tenho aqui mais mil» ofereceu o cláudio, gentilmente.
«sr. agente aceite lá esta verba…que é tudo que temos» eu disse cordialmente e de forma extremamente respeitosa.
« é muito pouco… mas atendendo à… sua idade, idoneidade e honestidade eu vou fáciltá» ele disse metendo a mão, vestida com luva branca, bem dentro do jipe e amarrotando as notas lentamente na sua mão.
«tenha uma boa viagem» ele disse batendo a continência.
« sempre ao dispor sr. agente… é para isso mesmo que cá estamos» eu disse e pensei.
Na verdade, o que mais me intrigou o dia todo, foi ter sido salvo pela trindade ‘idade, idoneidade e honestidade’… por esta exacta ordem… eu, que me sinto uma criança plena de idoneidade e honestidade!
Bom, é certo que todos gostamos de um elogio bom e sincero, mas caramba… há dias em em que preferia que desconfiassem da minha honestidade… naquele dia, preferia ser um garoto, irresponsável e completamente desonesto.


Será que funciona?

2 comentários:

Anónimo disse...

Bem lá no fundo...no teu íntimo até soou bem!
Aliás até o próprio agente reconheceu que estava perante uma espécie rara e em vias de extinção.
Agora o paradoxo está na "idade": pois é, não podemos ter tudo!

Rori disse...

Primo,
Angola está muito à frente. Pede-se e acabou! não se perde tempo com escutas nem com outras tangas. Nós é que insistimos em perder tempo com o que não tem nenhum resultado final. É tipo cataplana de marisco. Esperamos e afinal já não há. Em Portugal é assim mas o pior é que já perderam a vergonha, e isso é o mais grave. …é uma casa arder!!!