quarta-feira, 18 de novembro de 2009

… prostituta de jornal…


Eu já fui um daqueles optimistas que pensavam que pior que o guterres ou santana ou mesmo sampaio não era possível. Pois não só era como foi. E logo ao virar da esquina…
Agora não me apanham noutra. Sei que a seguir ao sócrates, poderá perfeitamente irromper um desqualificado ainda pior, um troca-tintas ainda mais descarado.
Por isso, e é mais que suficiente, não me surpreenderá nada que o passos coelho seja de novo o próximo PM.
Se se tratasse de escolher um cidadão competente, um tipo sério, honrado, bem mais interessado em servir o país do que servir-se dele, isso, acredito, seria difícil.
Requereria, no mínimo, mérito, inteligência, responsabilidade, cultura. E, sobretudo, empatia entre governantes e governados.
Mas como é o contrário disso, como a lógica vai de patas pró ar, nada mais simples… peguem na ferreira leite, no portas, no chico… peguem na pandilha partidária toda, esquerdas e direitas (a merda só varia na cor e teor gasoso), peguem até nos passos coelhos, aguiares brancos, dragos e joanas, ou outros rotos e ratos, ou qualquer outra prostituta de jornal, enfiem essa tralha invertebrada e viscosa toda num balde, um grande balde, um penico bem espaçoso (não se esqueçam que a porcaria é muita), agitem com energia, misturem bem a mixórdia… e tirem à sorte.
Convoquem uma peixeira ou um trolha para extrair o feliz contemplado, sempre dá colorido à coisa, confere, senão solenidade, pelo menos pitoresco ao acto, et voilá, aí tendes.
Seja quem for, é irrelevante e ficareis bem servidos.
Cagar-se-à para vós, tanto quanto vós vos estareis cagando para ele. Incomoda-vos o vocabulário? Mas a substância não... devia ser o contrário.
De não ser governado, o país viciou-se no desgoverno… vai à deriva. Entregue ao salve-se quem puder. A clamar por rebocadores, por barcos salva-vidas. A enviar SOS desesperados e apitos ao nevoeiro… a invocar d. sebastião, nossa senhora dos aflitos e a Providência Divina… e, o que é pior que o resto, a tomar por faróis meros fogaréus de afundadores.
O povo sempre estimou cadafalsos, muito mais do que arenas. Assim, anda quatro anos a reunir provas, a recolher denúncias, a compilar testemunhos, para no fim ter o prazer de vê-los rastejar… aos bandalhos.
Os eleitos, por seu turno, traumatizados por este martírio cíclico, garantido, nos intervalos dos sufrágios, nos intervalos dos calvários, vingam-se e fazem pagar com juros a prerrogativa dos carrascos.
E com isso, lá vão juntando lenha para a sua própria imolação. Mais que um projecto comum, é, pois, um jogo, uma joint-desventure… tudo está bem quando acaba mal.
E para que o gáudio se maximize convém que o mal seja cada vez maior.
Desta lógica retorcida, resulta um paradoxo mirabolante… um governo é tão mais divertido, entertainer, quanto pior for… um governo péssimo, como o actual, na hora do acerto, é garante dum gozo semelhante aos bobos da realeza… não é por acaso que a multidão escolhe governos cada vez piores.
Portanto, meus amigos, vai ser outro santana ou sócrates ou outro qualquer, no mínimo, tão recreativo quanto eles. Isto, pelo menos, eu sei.
Fartai-vos nele e fartai-vos dele, tendes ainda quatro anos de gozo. É o costume. Bom apetite! E bom proveito!...

(via dragão adaptado)

1 comentário:

Anónimo disse...

Isto é só sucata!!!