sexta-feira, 13 de novembro de 2009

… sexta-feira 13…

 

Existem várias alternativas para a origem da ‘maldição’ atribuída ao dia 13 de uma qualquer sexta-feira do ano.

Maldição 1

A maldição da sexta-feira 13 tem a ver com o processo de cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa no início do período medieval. Antes de se converterem à fé cristã, os escandinavos eram politeístas e tinham grande estima por Friga, deusa do amor e da beleza. Com o processo de conversão, passaram a amaldiçoa-la como uma bruxa que, toda sexta-feira, se reunia com onze feiticeiras e o demónio para rogar pragas contra a humanidade.

Maldição 2

Reforçando essa mesma crendice, outra história de origem nórdica fala sobre um grande banquete onde o deus Odin realizou a reunião de outras doze importantes divindades. Ofendido por não ter sido convidado para o evento, Loki, o deus da discórdia e do fogo, foi à reunião e promoveu uma enorme confusão que resultou na morte de Balder, uma das mais belas divindades conhecidas. Com isso, criou-se o mito de que um encontro com treze pessoas sempre termina mal.

Maldição 3

Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.

Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.

Maldição 4

Era Sexta-feira, 13 de Outubro de 1307. Um dia fatal para os Templários, e lembrado supersticiosamente ainda nos nossos dias como a azarenta ‘Sexta-feira 13’.

Ao fim da tarde desse dia, agentes do rei Filipe IV atacaram, e num assalto fulminante, acusaram e prenderam Templários por toda a França. A data tinha sido escolhida pela coincidência da visita à França de vários líderes Templários, incluindo o próprio Grande Mestre Jacques DeMolay.

«««  »»»

A estória de Jacques DeMolay e da maldição (concretizada) que ele proferiu ao Papa e ao Rei que o mandaram queimar é surpreendente e fantástica… mas isso fica para um próximo post… já a seguir.

3 comentários:

Anónimo disse...

Curioso, só conhecia a dos apóstolos na última ceia...
Mas, de facto, os nódicos, têm trágica superstição com o treze e não são de raiz judaico-critã...há inúmeros hotéis, por aquelas bandas, em que não existe o quarto nº13.
Por mim, há um bom par de anos, decidi que seria o dia da sorte!

João Sequeira TOPOGRAFIA disse...

Olá Ricardão

Que tal a cana e carrinho de pesca hi teck.
Resultou em algum distraído???

Conta-me

Abraço

João Sequeira

email disse...

anónimo,

eu também tinha essa fezada do dia 13 ser um dia de sorte, em especial na sexta-feira, mas só me sairam mesmo 3 numeros. Acho que o problema está na marisa... deve ser bruxa.

Joao,

até tenho pena deles pá... no lançamento de inauguração... e depois de ter feito um sistema complexo de chumbadas, destorcedores, duplos iscos... utilizado toda a minha força no arremesso... pum rebentou tudo.

mas no próximo fim-de-semana não escapam... comprei sardinhas pequenas e minhoca e chumbos novos... e negociei inclusivamente com uma peixeira aqui do lado o preço da tonelada...