domingo, 5 de outubro de 2008

05 de Outubro de 2048


... lá fora ouço uma multidão de crianças a brincar... netos... estão cá em casa para o meu aniversário... o meu mor está lá dentro a fazer os últimos preparativos... linda como ninguém... estão cá todos... mas falta o meu pai... e o meu sogro... e o meu tio... e o meu avô... de resto estão cá todos.
... estendidas pelo relvado junto á piscina... estão dispostas umas  vinte mesas... um palco para actuação de uma banda de musica... é surpresa... mas descobri que vão tocar os clássicos... pink floyd, u2, dire straits, madonna... talvez os meus netos não gostem destas velharias...
... em boa verdade sinto-me um jovem com quarenta anos... essa é que é a verdade.
Recordo também neste dia o aniversário de casamento dos meus pais... perdi-lhe a conta confesso... os meus irmãos mandaram fazer um terceiro quadro com a fotografia dos três para oferecer á minha mãe... eu estou no meio ainda com algum cabelo, a minha irmã á esquerda... linda como sempre, o meu irmão á direita a rir :)
Desde que acordei, recordo tudo o que já passei por esta vida... desde a minha excelente infância, os meus pais, os meus irmãos, os meus primos, os sogros, a avó gilda, os tios, os sobrinhos, os amigos, a adolescencia, os netos, o casório com a minha mais que tudo, os meus ricos filhos, os cunhados... e as muitas tristezas... e as muitas alegrias...
... dou comigo a pensar nos meus quarenta anos...
Nunca que me hei-de esquecer... passei-os em Luanda, Angola... nesse dia senti-me um tanto ao quanto sozinho... era o primeiro aniversário fora de casa... mas nunca fui pessoa de lamentos... tive a certeza que comigo estava a energia de todos os que me queriam bem...
... e depois uma boa lagosta na ilha de mussulo, na companhia daquela boa gente, foi suficiente para esquecer as saudades...
... juntou-se a mim a criançada, os meus netos... sentaram-se á volta no chão com as pernas cruzadas... felizmente verifiquei que tinha muitas aventuras para lhes contar... a minha vida foi um oceano de experiências, de venturas e desventuras, de situações incomuns... não foi um mar de rosas... foi no entanto uma vida com algo para contar...
... não me arrependo de nada...

8 comentários:

Anónimo disse...

O que escreveste é lindo. Se Deus quiser vamos fazer essa festa. Jà agora junta-lhe música dos ABBA. Amo-te muito. Feliz aniversário.
1000 Beijos.
Teresa.

Anónimo disse...

UM DIA DE ANOS O MAIS FELIZ POSSIVEL, E QUE CONTES MUITOS MAIS, FELIZES JUNTO DA TUA FAMÍLIA E DOS TEUS QUERIDOS.
UM ABRAÇO E FORÇA AI NOS 40...

JOÃO

Anónimo disse...

Esta escelente que sonho lindo!! é provalvel realizar-se..a tete chorou de emoçao!

Anónimo disse...

Tal como a "malagueta" diz "...que sonho lindo!".
Back to the future - quem me dera partilhar do teu sonho...pegar nos teus netos como pegas na Matilde...
PARABÉNS MANO LINDO!!!!Ainda "ontem" te escondias quando adivinhavas a carrinha do Colégio!!!
40 milhões de beijinhos!!!

Anónimo disse...

Que linda mensagem de aniversário.
Por momentos senti que estavamos todos à mesa, a acompanhar este brinde, com uma taça de champanhe!!! Um brinde a TI, Ricardo, que tanto mereces por toda a coragem até hoje demonstrada.
Um beijinho grande...que se repita por muitos e bons.
Da cunhada Rita

Anónimo disse...

Ouve atentamente a "ternura dos 40" do Paco Bandeira no YOUTUBE.
Pode ser "piroso", mas diz muitas verdades!!!Fa-lo por mim que tenho quarenta.
Abraço

Anónimo disse...

O ricardo espero bem estar nessa festa, já avançadinho dos meus 64 aninhos, barrigudo e meio careca... :) Parabens atrasados do teu afilhado! Zé

BibaRita disse...

Txi 40! Ja!
So posso dizer uma coisa nao parece nadinha! Serio! O post ta lindu mas apela mt ao saudosismo e á lagriminha marota. Gostei mais de pensar em 2048! Vou começar ja a pensar no que vestir para a ocasião ;) Assim esqueço a saudade de ter 17 e tu 30!

beijuuuu Tio