segunda-feira, 13 de outubro de 2008

crocodile 'dande'...

Pois é lá fui visitar a barra do Dande. Este rio fica a norte de luanda... uns 80 km acima.
       
Imagem no mapa
A ideia era fazer uma valente pescaria... saimos ás seis da matina e encontramo-nos com o reis e luis para o efeito.
A estrada para viana melhorou substancialmente... os chinocas em geral fazem mal as coisas... mas caramba a velocidade que imprimem nas obras é fantastica... quatro faixas de cada lado em dois meses é de por 'os olhos em bico'... bem agora 'só' faltam os passeios os viadutos, limpar tudo, o saneamento, aguas pluviais...
Bom... acabo sempre por passar em viana, e normalmente digo que será a última... o luis mora lá!!! é uma cidade estranha, as estradas são todas em terra... vermelha... só há uma estrada alcatroada.
Mas o cheiro intenso daquela terra é inesquecivel... bem vistas as coisas.
Angola é um estaleiro... para onde quer que se vá proliferam as obras publicas... estradas, viadutos... é fantásticamente impressionante!!! A futura autoestrada para norte ainda está em construção, pelo que existe um caminho paralelo em terra... só mesmo de jipe.
Desviava-mos vezes sem conta por picadas pelo meio do mato... apetecia-me sempre continuar... gosto de passar por aqueles locais... um trilho de rodados de jipe no meio da mata ou de plantações de mandioca, banana, imbondeiros, mamoeiros... enfim de tudo um pouco... a terra naquela zona é muito fértil... agua abundante... cheiro intenso a terra.
"épá ontem apanhamos uma surucucu... o gajo pegou-lhe pela cauda..." disse o luis. "são perigosas essas gajas... mas na semana passada fotografei uma jiboia... são lentas, dá tempo para fugir..." continuou.
Essa bicheza até é fascinante, ando sempre a ver se as vejo, mas tenho um certo receio... bem, é mesmo pavor de cobras.
A conversa levou-nos a falar de bicharada durante o caminho... e de facto á uns anos atrás existiam espécies selvagens que hoje em dia são raras... a palanca negra, os elefantes... mas tenho visto que este governo está a determinado em preservar as espécies selvagens e fomentar o repovoamento das espécies... isto daqui a uns anitos vai ser cá um país...
O governo recém empossado é constituido por gente inteligente, estudaram na europa ou nos eua, herr prime minister fez um trabalho notável como governador do huambo (nova lisboa). Bom, apercebo-me que tem preocupações ambientais, de saude publica, de educação civica das pessoas, etc,etc,etc. O discurso de tomada de posse do actual governo por parte do zé dú (herr president) foi muito bom... e verifiquei uma mudança no estilo e muito maior exigência para com os ministros... daqui a quatro anos o partido do presidente vai querer ganhar novamente as eleições... por isso há que meter maos á obra desde já. Assim a coisa vai lá... bem até tinha algumas coisas para dizer sobre a politica de angola... mas fica para outra vez.
O caminho é lindo... barra do dande extraordinario... então as praias... são do melhor! fizeram-me lembrar as praias da costa do sauípe no brasil... não há melhor.
053
049055 058
Isco pronto, canas a jeito... e toca de fazer lançamentos pró mar... na verdade deviamos ter ido pescar para outro local, perto de rochas e tal... mas pronto a praia era tão linda que resolvemos pescar dali mesmo.
066 059
A muito custo admito! não pescamos nem um peixinho, nem um para a amostra... bom na verdade levamos peixe como amostra, mas não trouxemos nenhum... e para mais me chatear vi uma angolana perto da rampa dos barcos na foz do dande, a apanhar um com as mãos... quer dizer... eles vão ter com elas, e nós, épá cheios de ciência, com iscos fantásticos tipo sardinha, camarão, ameixoas, e outras delicias... nada, absolutamente nada...
Mas pronto vingamo-nos deles no almoço... que coisa sábórósa...
080078
Depois de almoçar ainda tivemos tempo para umas visitas por aqueles locais... "desminagem comercial" dizia uma placa. Vejo o reis a seguir na sua pick up em frente. "aquele gajo num viu a placa... ó ivan pára meu". disse eu e o luis ao mesmo tempo.
Bem... resolvemos seguir o reis... ele á frente e nós atrás de jipe sem sair dos trilhos... ali não podia haver minas. O reis afinal já tinha lá passado várias vezes... sabia o que fazia... e levou-nos lá para vermos uma paisagem magnifica... uma falésia de sonho com um mar azul turqueza com uns pretinhos a tomar banho... que coisa linda.
074
Saimos do jipe... pronto fui sempre atrás de todos em fila indiana a pisar nos mesmos pontos que todos os outros... não fosse... por um simples acaso aquilo ainda ter uma minita ou outra... sabe-se lá. É que aquele monte era um centro de comunicações... tinha antenas militares... portanto a probabilidade de ter umas minitas era maior... penso eu de que.
Olhei para o chão e apanhei uma capsula de uma bala de metralhadora... "bem pessoal bamos imbora que se faz tarde" disse eu.

3 comentários:

Anónimo disse...

Estou certa de que tiveste um dia maravilhoso que sempre recordarás.
Gostava tanto de o ter partilhado contigo. Fica para a próxima.
Muitos Beijinhos da Mãe da Marga e do Mário.

Anónimo disse...

Sérá o seu vérdádeiru nómi Ricardu Bravu?!Dass...éu creio qui é Indiana Jones!Serpenti,surucucu,trilhos,minas... Dass...
Grandis áventuras,doutô!!!Adoooro!

Anónimo disse...

Na realidade a Barra do Dande é das coisas mais bonitas de Angola... e ha outra zona ai perto, fabulosa e a não perder, Ambriz, mais a norte... a zona ideal para um destino turistico paradisiaco.
Um dia regressava de Cabinda (tambem a não perder...) de avião tipo avionete (lol) e como ia sentado mesmo junto do piloto, ao sobrevoar Ambriz que não conhecia, perguntei ao dito senhor o que era aquela zona... vai daí que o mangolé me responde Ambriz... e aponta para la o "passaro", num voo comercial... lol... Africa no seu melhor... mas o que é um facto, é tive oportunidade de sobrevoar uma zona linda de morrer!
Mais tarde na empresa, falei nisto a um mano Angolano que trabalha la e pratica pesca submarina... convidou-me logo a ir la num fim-de-semana... infelizmente ainda não tive oportunidade, mas não quero perder esse programa.
Abração
Mário Pimentel