terça-feira, 7 de outubro de 2008

Giorno in Mussulo... con d. vito corleone, freddo, sonny e eu próprio

... ás 9:30h dia 05 de Outubro, apareceram em casa D. vito corleone e o freddo... o sonny e eu já estavamos preparados. A ideia era passar o dia na ilha do mussulo. D. vito mais conhecido por nadim e o freddo por amin revelaram-se cá umas boas 'peças'. 
O sonny é o yacine que conta os minutos para regressar a setubal. Não sabe se volta... tem lá a mulher e o filho, chama-lhe 'diko' que quer dizer 'fofinho' em indiano.
Bem... na verdade acrescentaram mais um nome indiano á minha cabeça... nadim... épá isto é demais... é muito dificil decorar estes nomes indianos todos porra... acabam todos em 'im', 'ar', 'in'... Por isso ficam mesmo com nomes 'sicilianos'.
040
      D. vito, sonny, eu, freddo
Bom... bem vistas as coisas, nós os quatro pareciamos da cosa nostra... saidos do 'padrinho'... olhem só... o de oculos escuros... Bem D. vito é bem disposto... pese embora tenha nacionalidade portuguesa, corre-lhe intensamente no sangue genes indianos... vê em tudo uma oportunidade de comércio... negoceia tudo até á exaustão... baralha, avança, volta a trás... as raparigas que vendiam na ilha já nem sabiam o preço inicial... eu tambem quis ir na onda... mas não sai nada... ou melhor sai muito mais do que o custam as coisas... tinha acabado de comprar um vestido para a minha maggy, custou-me mil e duzentos kwanzas... mais á frente por um exactamente igual lá dei mil e quinhentos... eram umas miudas com os seus sete anos... o que é que posso fazer... ficaram contentes... e eu também.
058
Apanhamos uma lancha para mussulo... conheci outra zona... mas resolvemos pedir uma chata para nos levar ao bar'ssulo... é outra loiça. Não, não é isso... uma 'chata' é um barco.
050

A temperatura estava agradável, talvez uns 30º e resolvemos tomar banho no mar... muito bom. A praia tinha muita gente... quase tudo estrangeiros... franceses, espanhois, um ou outro asiatico e muitos tugas.
Cataplana de marisco, pica pau, ameixoas, carlsberg a acompanhar e rematado com caipirinha... magnifico.
Freddo é mais calmo, está cá á uns três meses.
045

No geral é pessoal muito bem disposto... e agradável, passei a tarde toda a rir com o humor de d. vito. Estendi-me ao sol um bocado.

060 053 046
  
048
 043



Conheci um miúdo descalço próximo da ponte de madeira no meio da agua..." atão rapaz que fazes?" perguntei eu a um miúdo com os seus dez anos. "apanho péxi..." ele disse. "pois, isso já vi... mas assim tão pequenos do tamanho de meio dedo?" continuei a meter conversa. " haa pois lévu élis pró meu áquaro dou minhoca, éli crésci e depois vendu ou como" ele respondeu.

Antevi grande futuro no rapaz... espirito empreendedor, de empresário... um dia vai ter uma produção em aquacultura de peixaria... de certeza.

Sem comentários: