terça-feira, 10 de março de 2009

Jardim do Éden… II

Sábado de manhã… o dia começou cedo… a caminho de Malanje, rumo a Kalandula.
Foram várias pessoas connosco, e vários outros grupos foram em horas diferentes… a ideia era encontrar-mo-nos em Kalandula… eventualmente.
Kalandula é uma povoação a norte de Malanje… a uns 550 km de Luanda. Aquela povoação é conhecida pela existência de quedas de água enormes…
Até 1975, ano da independência de Angola, as quedas de água de Kalandula eram conhecidas por Quedas de Água do Duque de Bragança… são as maiores quedas de água de Angola e as segundas maiores do continente africano… o rio Lucala, um afluente do rio kwanza, fornece a água, que se precipita numa queda vertiginosa de cerca de 120 metros de altura, o equivalente a um prédio com 40 andares… imagine that… imagine that.
Na verdade, em altura, são quase iguais às quedas de água de Victória, que são as maiores e situam-se entre a Zâmbia e o Zimbabué.
A província de Malanje tem vários pontos de interesse para além das quedas de água e não podem ser vistos num fim-de-semana… entre os monumentos e locais mais importantes, ocupam lugar de destaque os túmulos do Rei Ngola Kiluanji, da Rainha Njinga Bandi que se encontram na aldeia de Mukulu a Ngola, município de Marimba…
Curiosamente, ouvia falar da lenda de zé do telhado em portugal… pois aqui em Malanje o zé do telhado também é falado… e assim rezam as crónicas em angola “josé do telhado foi um homem de raça branca que, durante o período colonial, roubava dos ricos (brancos), para oferecer aos pobres, maioritariamente negros… por essa razão, o seu nome tem merecido respeito e homenagens do povo… o seu túmulo encontra-se na aldeia de Xissa, comuna de Caculama”.
No domínio dos recursos minerais, Malanje possui também ocorrências de diamantes, ouro, manganês e minerais radioactivos, entre outros… disseram-me que de noite, ao luar se observarmos bem, vemos o brilho dos diamantes no fundo do rio… mas ninguém se atreve a ir lá… parece que tem minas atadas ao fundo do rio e militares devidamente colocados para afastar eventuais ‘curiosos’…
As Pedras Negras são outro atractivo da província um conjunto de blocos rochosos de dimensões descomunais que ocorrem na localidade de Pungu-a-Ndongo, município de Cacuso, província de Malanje… dizem ser de origem astral… meteoritos… da estrada a caminho de kalandula consegui ver… bem lá ao longe aquelas formações geológicas… a ideia era visitar aquele local no regresso.
Pungo Andongo, é, no entanto, mais do que um simples local de ocorrência de anomalias geológicas… dizem que é um local pleno de mitos… lendas… tradições e valores culturais. Pelas suas características o Pungu-a-Ndongo chegou a servir de fortaleza para os Reis Ngola…  com efeito ia ansioso de poder ver a pegada do Rei Ngola Kiluanji… as pegadas da Rainha Njinga… e as Pedras Negras claro… que são famosas.
A viagem até ao destino foi muito boa… a paisagem é maravilhosa… aproveitei para ir parando e comprar o que ia vendo ao longo da estrada… fruta local… nunca tinha provado cana de açúcar… mãe da caipirinha… o ricardo ia cortando pedaços…
Imagem034   Imagem020   Imagem028

hummm…. sábórósa…

Imagem156

Chegamos a kalandula lá para as 14h… fizemos o chek-in… et voilá… estávamos no hotel de kalandula…
Imagem098
Os aposentos, são de primeira qualidade… africana, claro está. Cerca de quarenta contentores devidamente adaptados com janela, telhado zincado pintado de vermelho, ar condicionado, casa de banho e beliches… e pronto… não me chegava dormir com um… e tive de levar com dois no mesmo contentor… o CONTENTOR 30. partilhava o mesmo quarto contentor com as minhas ‘damas’, o ricardo e o zalov e no dia seguinte ainda foi lá dormir o raul que está cá há apenas quinze dias… e é de braga… o ricardo quis ficar ‘por cima’… no beliche, claro está… soubera ele que o tecto ficaria a uns cinquenta cm do colchão… e não teria insistido em ficar… ‘por cima’… era de rir vê-lo naquele espaço exíguo a colocar esforçadamente o lençol… e depois não podia descer… tinha que rastejar pelo fundo da cama…

Imagem041
Bom… embora cansados… queria despachar os formalismos hoteleiros o mais rapidamente possível… e ver o que me levou lá… as quedas de Kalandula… magnifico…
(Capitulo II)

Sem comentários: