"Estórias de uma viagem de experiências... em África"
O meu Pai cantarolava e dançava frequentemente esta musica brasileira, desde que me lembro… é antiga… de Dorival Caymmi… encontrei-a no youtube numa versão samba… e dedico-lha onde quer que ele esteja…Always present… dad.
Terra Vermelha
Amei-te em tempo irreal
Tempo após tempo
Até te possuir outra vez.
E vieste!
Terra vermelha,
Lençol moreno de verde revestido
Onde as mãos pousaram
E sobreviveram ao tempo.
E vieste!
Naquele encanto que só quem ama reconhece
E faz da paixão um amor infindo.
Imortalizem-se as palavras
Perpetue-se a voz
E que a razão pereça
Em tão louca paixão!
E vieste!
Num pedaço de chão
Onde amei outra vez!
(apl )
Coerente com a pastoral do látex, uma pia obsessão deste frio inquisidor, o Papa Bento XVI veio a África e estará em Angola no próximo dia 20…
Mas mal chegou, devia ter sido preso… digo eu… pois dizer em africa que o preservativo não resolve o problema da SIDA, é um crime.
Foto do Kaos, claro
O que o inquisidor alemão diz ‘não resolver nada’… é certamente mais fiável do que a oração… ou estarei enganado?
A única medida eficaz proposta pela ICAR é guardar castidade… imagine that!…
Bom.. é uma atitude que na idade do Papa Besta Bento 16, se revela prudente e fácil de seguir mas que constitui uma miserável insensibilidade perante os jovens… mormente em africa.
Pode dizer-se que, com esta atitude, a igreja católica é um agente propagador da SIDA… e como tal deveria ser detido o seu representante… de imediato… ou expulso.
Não se trata de um mero preconceito… é um crime contra a humanidade, uma motivação baseada na crença… da qual Cristo nada tem a ver… uma maldade nascida da repressão sexual e das leituras pias.
Cerca de 22 milhões de pessoas estão infectadas na africa subsaariana, onde morrem três quartos das vítimas de sida no mundo inteiro.
Há muito que se conhece a tragédia que este continente sofre.
Conhecem-se milhões de infectados… as crianças órfãs e outras epidemias que dizimam países com fome… doenças, ditaduras e corrupção e que se encarregam de tornar infelizes os que aí nasceram.
Para o Papa Besta Bento XVI… 22 milhões de miseráveis não passam de almas que aguardam baptismo e o bilhete para o paraíso, mas para quem não tem empedernido o coração pela fé… para quem sente alguma solidariedade com a dor… para quem desespera com o sofrimento… não pode tolerar-lhe que despreze a distribuição de preservativos como medida acertada.
Por mais frio e insensível que a sotaina o tenha tornado… por mais ódio que a castidade lhe tenha instilado… por maior cegueira a que as leituras pias o tenham conduzido… não pode dizer às pessoas condenadas para não se protegerem e aos jovens enamorados para praticarem a castidade…
A viagem de um dignitário religioso que a propaganda se encarrega de apresentar como sábio e a ignorância tribal de acreditar como bondoso… em vez de ajudar à melhoria dos níveis sanitários… contribui para aumentar a mortalidade.
Não sei em que consiste a terapêutica prescrita pelo autocrata… “um despertar espiritual e humano” e a “amizade pelos que sofrem”.
Sei que a distribuição de preservativos é – contrariamente à mentira que afirma – a solução mais comprovada cientificamente e a de resultados mais sólidos na contenção da dramática epidemia.
Assassino não é apenas aquele que dispara a arma para causar a morte… é também o que usa a ignorância para impedir a vida.
Mas… a coisa não se fica por aqui… Ratzinger decidiu recentemente pela reintegração dos seguidores do bispo fascista Marcel Lefebvre na Igreja católica…
E para se justificar da ‘desexcomunhão’ dos lefebvristas, Ratzinger sai-se com esta:
É bonito… e deve ter dado algum trabalho a S.Pedro… tirar do inferno para o céu não deve ser nada fácil… e depois é aquela coisa cristã da abertura a todos… do criminoso ao violador… do pedófilo ao genocida… todos-mesmo-todos encontram a ICAR aberta, menos, evidentemente… a criança de 9 anos brasileira que abortou por correr risco sério de vida… ou os homens que gostam de outros homens… isso sim, é inadmissível, é um crime…
Ratzinger diz-nos mais:
Tem razão… há coisas que serão sempre crime… em qualquer país e em qualquer língua… o homicídio, a violência gratuita, a selecção de grupos sociais e raciais para serem discriminados ou eliminados… mas espera lá… o nazismo fez isso tudo… alguns fascistas da linha lefebvrista gostariam de repeti-lo… Ratzinger acha que os deveríamos «tolerar»? A sério?
Que saudades de João Paulo II…
O Governo angolano está a projectar a criação até 2030 de uma nova cidade denominada «Sassa Bengo», a norte de Luanda, para absorver o excedente populacional na capital do país, que se estima concentrar 5,8 milhões de habitantes.
O coordenador do projecto de expansão urbana e infra-estrutural das cidades de Luanda e Bengo, Diakumpuna Sita José, explicou que a nova cidade, com capacidade para albergar três milhões de habitantes, será edificada na via entre as cidades de Luanda, Caxito e a Barra do Dande.
Diakumpuna Sita José, que também é o ministro do Urbanismo de Angola, considerou que a Barra do Dande terá um papel «muito importante» na organização da economia das regiões de Luanda e Bengo, com a transferência do porto de Luanda para aquele local.
A estimativa de que a cidade de Luanda poderá atingir os 15 milhões de habitantes nos próximos anos preocupa as autoridades angolanas, daí a necessidade da criação da nova cidade, até 2030, para absorver esta população.
«A tendência é preocupante. Hoje, em função do censo eleitoral, temos cerca de 5,8 milhões de habitantes em Luanda», disse o coordenador, sublinhando que esta tendência de pressão sobre Luanda faz correr o risco de viverem na capital 15 milhões de pessoas em 2030.
De acordo com o coordenador, os dados disponíveis apontam também para o crescimento até 2030 da população de Angola para 30 milhões de habitantes, actualmente estimada em 16 milhões.
A cidade de Luanda, construída para albergar 700 mil pessoas, acolhe hoje cerca de seis milhões, em consequência dos 30 anos de guerra que assolaram Angola, obrigando à deslocação de milhares de pessoas do interior do país para a capital na busca de segurança e alimentação.
Terminada a guerra em 2002, o Governo levou a cabo o processo de reassentamento de milhares de deslocados nas suas zonas de origem, mas a falta de condições básicas nas províncias fez com que muitos desses deslocados regressassem a Luanda e que outros se recusassem a partir.
extraído do bimbe
Foi achado no arquivo da Confraria do Senhor Bom Jesus do Monte, em Braga, com data de 1882 do ano do Senhor.
É a factura, ou orçamento, de várias reparações feitas por um santeiro local…
Trata-se de uma factura muito… objectiva… descritiva… minuciosa… sem lugar a qualquer dúvida… e ‘ reza’ assim:
– Por corrigir os dez mandamentos, embelezar Pôncio Pilatos e mudar-lhe as fitas… 1$70.
– Um rabo novo para o galo de S. Pedro e pintar-lhe a crista… $80.
– Dourar e pôr penas novas na asa esquerda do anjo da guarda… $23.
– Lavar o criado do Sumo Sacerdote e pintar-lhe as suíças… 1$00.
– Tirar as nódoas ao filho de Tobias… $20.
– Uns brincos novos para a mulher de Abraão… $98.
– Avivar as chamas do inferno, pôr rabo novo ao diabo e fazer vários consertos nos condenados… 2$40.
– Renovar o céu, arranjar as estrelas e pintar a luz… 1$40.
– Retocar o purgatório e pôr-lhe almas novas… 1$78.
– Compôr os fatos e a cabeleira de Herodes… 1$00.
– Meter uma pedra nova, da funda de David, engrossar a cabeça de Golias e alargar as pernas de Saul… 1$20.
– Adornar a arca de Noé, compôr a túnica do filho pródigo e limpar-lhe a orelha esquerda… $80.
– Soma… 14$0.»
E com apenas catorze mil reis faziam-se grandes milagres…
A água estava ligeiramente fria, mas a força das quedas era enorme… proporcionou-me uma massagem revigorante… única… inesquecível… ao ponto de me ter esquecido na possibilidade de haver por ali uma cobrita ou outra…
Bom… esse dia correu lindamente… no dia seguinte regressava-mos a luanda… já não dava tempo para visitar as famosas Pedras Negras… foi pena… mas hei-de lá voltar… that’s for sure.
De regresso… paramos para observar aquilo que se vê amiúde… formigueiros ou termiteiras gigantes… e aquelas mordem a valer…
E naturalmente… travar amizade com gente local… vestidos maravilhosamente… principalmente o da direita… com a catana… grande portista…Até os esquartejamos… carágo!