quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Perfilam-se alguns candidatos

 - perfilam-se alguns candidatos-


Deus - Então, Braveheart, vens de auréola murcha. Como se alguma desolação ou triste espectáculo te atormentasse...


Braveheart- É verdade Senhor. Venho da Terra, de Glasgow onde...


Deus - Os malucos da galáxia... Humm, que houve agora? O que é que aprontaram esses malandros desta vez? 


 Braveheart- Senhor, é o seguinte: Os gelos nos polos vão derretendo mais do que acumularam no inverno anterior, o nível dos mares sobe paulatinamente, os tigres e demais predadores estão a ser empurrados para áreas ínfimas e começam a ter poucas presas, os elefantes e os rinocerontes estão em declínio magistral, os ventos sopram disconformente, as correntes marítimas que contribuem para um certo clima estão a mudar, o mar está mais sujo que uma pocilga, o ar poluído e as asmas a subir vigorosamente, as árvores das florestas primárias são abatidas a um ritmo alucinante.... Em resumo: está tudo a caminhar para as trevas escuras.


Deus - Belo. E a que se deve tamanha monstruosidade geral das actividades?


Braveheart- estou indeciso, confesso. Desconfio que a estupidez humana concorre com a Tua generosa ideia quando disseste: crescei e multiplicai-vos.


Deus- estás a deitar as culpas para mim seu...


Braveheart- não, nada disso. Longe de mim atribuir-Te culpas pela nossa exuberância. Larga lá o Raio da Morte que me meter pavor. Mas hás-de convir que essa Tua ideia de dizer "crescei e multiplicai-vos" não ajuda lá muito às emergência climática. Quer dizer, havendo gente a mais na Terra torna-se difícil dizer aos mais pobres países para não poluir e aos mais ricos para reduzir a actividades. Para alimentar este exército de seres humanos, para lhes proporcionar confortos vários é preciso poluir cada vez mais ou exaurir os recursos naturais.


Deus- para Mim isso é pacífico. Depois da vida vem a morte e depois desta o renascimento. As coisas seguem o seu curso natural num ciclo milenar de vida e morte. Um dia porvir haverá extinção em massa como em diversos períodos da pre história e depois virão outros diferentes. Lembra-te dos dinossauros e do dilúvio...


Braveheart- com todo o respeito, falar Contigo é desconcertante. Arranjas sempre uma racionalidade para me atirar às ventas, típica, aliás, em ti. Mas não achas que por sermos especiais para ti, podíamos ser agraciados pela tua mão amiga e...


Deus- em cada época tenho seres especiais. Já foram especiais as anémonas, as estrelas do mar, as lulas, os dinossauros... e no presente são vocês, os humanos.


Braveheart- tens alguma ideia de quem vao ser os teus amigos especiais depois da extinção humana?


Deus- perfilam-se alguns candidatos...


.

Sem comentários: